Dúvidas sobre o Microsoft Windows 8? Veja 12 perguntas e respostas

Com lançamento do sistema operacional, muitas pessoas ainda possuem diversas questões sobre o sistema.

O Windows 8 lançado nesta sexta-feira (26/10), e mesmo se você não tem prestado atenção nas notícias, ainda não é tarde demais para entender o que é novo e significativo sobre o sistema operacional. Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Win8 e as respostas que podem ajudar a compreender o que é importante.

O que é o Windows 8, afinal?
É o novo sistema operacional da Microsoft.

Porque todo o alvoroço sobre isso?
Qualquer novo sistema operacional da MS recebe muita atenção, mas o Windows 8 é uma mudança radical das versões anteriores.

Como assim?
Há muitas maneiras.
O Windows 8 tem uma nova interface de usuário baseada em toque, apelidada pela Microsoft de “Modern” (moderna, em tradução livre). Em vez de ícones, possui blocos dinâmicos - quadrados coloridos com os nomes das aplicações escritas sobre eles - que podem exibir dados em tempo real, tais como o bloco para uma aplicativo de tempo mostrando a temperatura atual ou um aplicativo de comunicação exibindo a última mensagem.
A MS criou uma loja (Windows Store) onde os clientes podem fazer download de aplicativos modernos e onde desenvolvedores podem vender aplicativos que produziram. Os dispositivos do Windows 8 podem ser conectados ao SkyDrive, armazenamento baseado em nuvem, onde os usuários podem colocar fotos e documentos para guardá-los e visualizá-los em qualquer máquina conectada à Internet.
O novo sistema mantém uma interface desktop tradicional para aqueles que não estão prontos para a “moderna”, que é focada em toque.

Toques não exigem aplicativos especiais?
Sim, e a Microsoft está incentivando os desenvolvedores a criar os chamados aplicativos “modernos”, que aparecem bem e aproveitam os recursos do Windows 8. Um exemplo é utilizar a tela inteira ao projetar aplicativos, já que não há nada exibido na tela além do app em si - nada de barras de ferramentas e de tarefas.
Os aplicativos também podem usar as ferramentas do sistema dentro de outros apps. Por exemplo, o sistema tem uma ferramenta de pesquisa para encontrar aplicações e coisas do tipo. Quando acessada de dentro de um aplicativo, aquela mesma ferramenta pode lançar uma busca dentro do aplicativo se ele estiver programado corretamente.
Uma característica fundamental é que esses aplicativos são executados em um “sandbox” logicamente isolado para que fiquem longe de infecções que podem estar presentes na máquina. As aplicações modernas suportam tanto hardware x86 como ARM, podendo ser facilmente executadas em laptops, desktops, tablets e até mesmo telefones com poucas modificações.

Como isso funciona?
Juntamente com o Windows 8, a Microsoft está lançando o Windows Runtime, um aplicativo de arquitetura que permite o desenvolvimento multi-plataforma em linguagens de programação comuns, incluindo C++/CX, C#, JavaScript e VB.NET.

Existem diferentes versões do Windows 8?
Sim, quatro.
O Windows 8 é a versão para uso do consumidor doméstico. O Windows 8 Pro é destinado para usuários domésticos tecnicamente mais experientes e usuários corporativos. O Windows Enterprise 8 foi projetado para a implantação em grandes empresas e conta com o suporte de manutenção básico do Software Assurance. Por fim, há também o Windows RT, uma versão que roda em processadores ARM.
Esse último possui algumas outras diferenças. Ele é vendido apenas em um pacote com hardware e executa somente aplicações modernas adquiridas pela loja online do Windows. A exceção é uma versão especial de certos aplicativos do Office que vêm embutidos na plataforma - Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Quanto custa o Windows 8?
Depende. Se você comprar um computador com Windows 7 Home Basic, Home Premium, Professional ou Ultimate, entre os dias 2 de junho de 2012 e 31 de janeiro de 2013, você pode fazer o upgrade para o Windows Pro 8 por 30 reais. O Windows 8 Pro, na versão de upgrade para usuários do Windows XP SP3, Windows Vista ou Windows 7, sai por 270 reais.
Mais informações sobre preços e pré-venda podem ser encontradas aqui. Tablets Surface RT custam a partir de 500 dólares.

O que é o Surface?
Surface é o nome dado a um dispositivo híbrido de laptop e tablet que a própria Microsoft está produzindo. Ele vem em duas versões principais. Uma executa o Windows RT, chamado Surface RT, que vem instalado em uma máquina baseada em ARM e suporta apenas aplicações modernas da Windows Store. A outra roda o Windows 8 completo em máquinas x86, que suportam aplicações modernas e as tradicionais do Windows.

Por que isso é importante?
A Microsoft tradicionalmente permite que OEMs (Original Equipment Manufacturer - Fabricante Original do Equipamento, em traudução livre) vendam pacotes de hardware com o software da empresa pré-instalado. Isso significa que o Surface chega ao mercado para competir com os próprios parceiros.

Por que fariam isso?
Pode ser que a companhia de Redmond queira mostrar as maiores vantagens do Windows 8 e, para isso, quer ter certeza de que há pelo menos uma plataforma que otimiza essa experiência.

O que é um híbrido de laptop e tablet?
No caso da Surface, é um tablet touchscreen com Windows 8, que pode ser equipado com uma capa opcional que funciona como um teclado e possui apenas 3 milímetros de espessura.

Quando o Windows 8 estará disponível?
26 de outubro.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/10/26/duvidas-sobre-o-microsoft-windows-8-veja-12-perguntas-e-respostas/
Saiba como adquirir nossos sistemas
Espaço exclusivo para lcientes

“Com o Uaisoft® temos um nível de confiabilidade maior. Antes de usá-lo, cada setor possuía um programa e havia um conflito muito grande de informações, além de muito retrabalho.

P.H.Transportes e Construções Ltda

Mais cases...