Invista no marketing pessoal

Trainees que colecionam aprovações nos programas mais concorridos do país contam como chamaram a atenção dos recrutadores e como se prepararam para as seleções

São Paulo - Carolina Nishiyamamoto, 27 anos, é executiva de vendas da 3M. Antes de entrar na empresa, no entanto, ela foi aprovada em quatro programas de trainee, entre bancos, empresas de comunicação e indústrias de papel. Também chegou à final da seleção de outros dez programas, que abandonou voluntariamente.
Diferencial: bom marketing pessoal. Carolina não tem um currículo de elite. Também não tinha nenhuma experiência internacional quando decidiu se candidatar aos programas de trainee. Segundo ela, seu grande trunfo na seleção foi usar seus possíveis pontos fracos a seu favor. Antes de se formar em engenharia química pela Unicamp, Carolina chegou a cursar comunicação na Universidade de São Paulo. "Apresentei isso aos recrutadores como sinal da minha interdisciplinaridade e versatilidade", diz.

A forma como aprendeu inglês (sozinha) também foi apresentada como um diferencial. "Falei de minha origem japonesa e da cultura da dedicação e do esforço que existe em nosso meio." Em sua opinião, também contou positivamente o fato de ter trabalhado desde cedo, a partir dos 16 anos, em áreas diferentes, como marketing e engenharia. "Muita gente chega às entrevistas com um currículo perfeito e muita teoria. Eu cheguei com muitas experiências e exemplos concretos para dar."
Preparação: a preparação de Carolina para os processos seletivos envolveu muitas visitas a feiras de recrutamento de trainees."Visitar os estandes, conversar com profissionais, conhecer de fato a organização, isso faz muita diferença", diz. Sua experiência de ter trabalhado em empresas juniores durante a faculdade, uma situação que a obrigava a dar palestras, também ajudou na autoconfiança nos painéis de negócios e nas entrevistas das seleções de trainees. "Ganhei desenvoltura para falar em público, o que me ajudou muito."

A Dica: use os pontos fracos a seu favor. Para ela, o grande conselho para aqueles que sonham com uma vaga de trainee é procurar se diferenciar dos demais. "Depois da dinâmica, todo mundo tem o currículo muito igual. E tende a dar as mesmas respostas ensaiadas, como dizer que os principais defeitos são ansiedade e perfeccionismo. Eu sempre me perguntava como poderia me diferenciar para ser lembrada positivamente", afirma. "No meu caso, fiz dos meus possíveis pontos fracos minhas maiores qualidades."

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/invista-no-marketing-pessoal

Saiba como adquirir nossos sistemas
Espaço exclusivo para lcientes

“Com o Uaisoft® temos um nível de confiabilidade maior. Antes de usá-lo, cada setor possuía um programa e havia um conflito muito grande de informações, além de muito retrabalho.

P.H.Transportes e Construções Ltda

Mais cases...